top of page
  • LinkedIn Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Snapchat Social Icon

Habitação, Habitar e Lugar, saiba a diferença.

  • José Igor Fernandes Pereira
  • 18 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Bom, tendo como pauta de pesquisa, decidi postar aqui e estimular a vocês a buscarem também mais informações, espero que gostem.

Habitação

A Habitação é não só o elemento estruturante da paisagem urbana como também a peça que organiza o território rural. Como tal a casa e o ato de habitar são fundamentais não só do ponto de vista da funcionalidade para quem habita como para quem percorre o espaço público. É esta dualidade entre interior e exterior, entre fachada e pavimento, entre público e privado, entre tradicional e moderno, que acaba por marcar todos os projetos de habitação. O contexto legal ao longo dos anos tem também evoluído e hoje é altamente exigente Para além das questões de salubridade e habitabilidade, reflete hoje tendências que se iniciaram faz algum tempo como a melhoria do comportamento térmico, a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental. O debate entre a construção com métodos construtivos alternativos ou tradicionais está também em cima da mesa. Por fim, a casa é também o espaço de confronto entre aquilo que são as constantes vanguardas estéticas que defendem sempre a modernidade contra as correntes de pensamento estético mais conservadores que defendem as estéticas tradicionais de cariz clássico. Da nossa parte gostamos de sublinhar a nossa atitude descomprometida e que aceita o ecletismo como a resposta mais sensata na medida em que nos permite reagir com sensatez e rigor a cada programa, orçamento, cliente e lugar.

Habitar

O termo habitar, do latim, habito, é definido pelo Houaiss como ocupar por residência, morar; prover de habitantes, povoar. No entanto, ao longo da história, o conceito habitar vem agregando diversas nuances (variações) a seu sentido, de acordo com o foco de interpretação. No pensamento ocidental, a noção de habitar liga-se intimamente à natureza e ao ambiente. E o surgimento da noção de ambiente vem atrelado à oposição ao conceito de sujeito, em que este ocupa um lugar de destaque, em uma visão antropocêntrica. Assim, o ambiente e a natureza desempenhariam um papel passivo nessa relação, dado serem vistos como “coisa”, passíveis de manipulação e dominação. Ao passo que o sujeito, o homem, seria o grande protagonista, modificando, dominando e moldando a natureza e o ambiente conforme suas necessidades e vontades.

Lugar

A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. Se pesquisarmos no dicionário, por exemplo, veremos conceitos relacionados a espaço ocupado, pequenas áreas, localidades, pontos de observação, região de referência, entre outros. No entanto, o conceito de lugar é alvo de um debate mais específico, ganhando novos contornos. Tudo depende da abordagem empregada na utilização do termo, bem como da corrente de pensamento relacionada com a teoria em questão. Por isso, ao longo da história esse conceito foi alvo de vários debates, ganhando gradativamente novos contornos.


 
 
 

Commentaires


RECENT POST
bottom of page