Minha experiência com apresentações: dicas e como lidar com o nervosismo.
- José Igor Fernandes Pereira
- 12 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Quebrando todos os parâmetros dos posts de costume, porém sem deixar de ser importante. Como o titulo já bem menciona e algumas vezes fui questionado, hoje falaremos sobre minha experiência com apresentações (em seus diversos tipos) e algumas dicas bem legais.
Um fato que ronda a quase todos é o nervosismo, sim existe um nervosismo presente nem que seja bem pequeno, mas isso é uma coisa normal, no entanto não devemos se preocupar com isso e sim como não deixar o mesmo tão evidente. Particularmente, tenho uma boa dicção e consigo inibir meu nervosismo, como falei, muita coisa contribui, tenho comigo a habilidade de interação e absorver o medo e transformar em atitude.
Apresentar um seminário em sala de aula (escola e/ou faculdade), falar em publico, esta a frente de algum movimento ou grupo que necessita de interação com a plateia (no meu caso tenho o centro acadêmico do curso), seja elas as diversas formas de se apresentar exigem que esteja seguro do que vai falar, um dos maiores erros cometidos pelas pessoas é não ter confiança, acreditar que não dará certo, que o nervosismo ira atrapalhar, de fato, se segurar esses pensamentos eles acontecem sim.
Mas o que fazer com isso?
È bem simples vou da algumas dicas que sempre funcionam.
Primeiro, tenha confiança, está seguro de si e de sua capacidade é extremamente fundamental.
Segundo, esteja totalmente ciente e vamos dizer “estudado” do assunto que será bordado na apresentação.
Terceiro, procure algo ou alguém que te passe segurança, em alguns momentos fixo o olhar e segura sua dicção.
Quarto, procure atribuir gestos que não transpareça o nervosismo e que evite ao máximo demonstrar timidez.
Quinto e não menos importante, trabalhe seus pontos fortes e fracos, procure estabelecer uma união entre eles, fazendo com mesmo na presença do nervosismo, eles contribuam para uma excelente apresentação.
O que tenho como experiência para expor a vocês é isso, creio que de todos os posts esse é o que mais se enquadra não só para nós estudantes de arquitetura e urbanismo, como também para várias pessoas, espero que tenha gostado e que tenha ajudado a vocês.
Obrigado.
Comments